Cães e gatos dão suporte emocional aos donos

Os animais de estimação além de renderem boas risadas, dão carinho e afeto de sobra. Isso, de acordo com o periódico BMC Psychiatry da Universidade de Liverpool, do Reino Unido faz com que eles consigam oferecer distração a seus donos e ajudem a gerenciar as suas emoções. Os dados observaram o efeito de gatos, cães, entre outros animais, no bem-estar de pessoas com transtornos mentais comuns hoje em dia, como a ansiedade e depressão.

Uma das questões da depressão é que você perde o sentido da vida. Ter um animal dá uma sensação de responsabilidade e pertencimento, dando significado à vida da pessoa. Além disso, os animais dão uma função à pessoa, ajudando-a a resolver as tarefas do dia a dia, rotina que às vezes é um fardo para quem tem depressão. Sem contar que os animais forçam a pessoa a sair de casa e até a fazer alguma atividade física e encorajaram alguns dos donos a manterem a interação social e a estreitar laços.

O impacto que os animais têm na saúde mental das pessoas é tão impressionante que é usado como tratamento em hospitais.  Chamada de Terapia Assistida por Animais, esse método faz com que pacientes em tratamento entrem em contato com cães e gatos para melhorarem seus quadros de saúde. O contato e as trocas afetivas possibilitam acolhimento em um momento difícil, permitindo elaboração de sentimentos e emoções, além de alterações fisiológicas como liberação de hormônios de bem-estar, diminuição de batimentos cardíacos e pressão arterial.

E claro, a pessoa tem que ter afinidade com os bichinhos, pois se ela não gostar ou ter medo de cachorro ou gato, não precisa forçar, porque isso criaria um novo problema para ela. No entanto, vale lembrar que o animal é apenas uma das variáveis, em hipótese alguma, deve-se descartar os tratamentos tradicionais.  Porém, se você sofre com depressão ou ansiedade e morre de vontade de adotar um animal, esse pode ser um estímulo científico que você precisava.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *