Dicas de cuidados com os cãezinhos

Não é à toa que os cães são conhecidos como os melhores amigos do homem. Eles são fiéis, ficam alegres com a presença do dono, são dóceis e quase todos entendem as ordens dos donos. Porém, além de um cafuné, eles também precisam de cuidados, pois são seres como nós, sentem dor, fome, frio, e é por isso que temos que tratá-los com dedicação, muito carinho e companheirismo.

Cuidar de um animal não é uma tarefa fácil. Por isso, conversaremos sobre os cuidados para você colocar em prática e garantir muita alegria e saúde para o seu amigão. Vamos lá?

  1. Deixe o ambiente sempre limpo e adequado:

Um dos primeiros cuidados com os cães de estimação começa na limpeza e manutenção do ambiente. Para evitar que se sinta pouco confortável ou que ele adoeça, é fundamental que os espaço dedicado ao pet esteja sempre limpo e adequado para que ele viva bem.

  1. Passeios:

Assim como nós, os cães podem sofrer com a obesidade e precisam se exercitar e andar, seja para manter o peso em níveis saudáveis ou para gastar toda a sua energia. Além disso, eles podem aproveitar o passeio para curtir sua companhia. No entanto, lembre-se que todo dono deve recolher as fezes de seu animalzinho nas ruas, praças ou calçadas, isso é um ato de cidadania e obrigatório por lei.

  1. Cuidados veterinários:

É importantíssimo levar o seu cãozinho para que todas as vacinas sejam aplicadas anualmente. Caso tenha filhote, lembre-se que ele precisa receber esses cuidados com mais frequência. Além disso, a vermifugação é tão importante, quanto a vacinação para a prevenção de doenças, infelizmente, muitas vezes é negligenciada pelos tutores e não realizá-la pode trazer riscos para saúde dos cães.

4.Higiene:

Apesar de adorarem brincadeiras que envolvem uma certa dose de sujeira, os cães gostam de se sentirem limpos. Além disso, é importante para que eles fiquem saudáveis, já que o contato prolongado com certas substâncias pode causar alguns problemas de pele. Por isso, dê banho em seu cachorro pelo menos uma vez ao mês, escove os dentes para prevenir tártaros e evitar mal cheiro. Faça tosa dos pelos sempre que necessário e peça a um veterinário que corte as unhas dele para não machucá-lo.

  1. Alimentação:

Fornecer uma ração de qualidade para seu cãozinho é fundamental, pois, é a partir da alimentação que todos os nutrientes chegarão ao organismo dele. Evite dar restos de comidas, pois pode desestabilizar o seu organismo, causando vômitos e diarreias. Programe os horários de alimentar seu cão, sem excessos e de maneira razoável e deixe água dele sempre limpa e fresca para que não corra o risco de ingerir algo inapropriado.

  1. Brincadeiras:

Sabemos que a rotina é corrida e que muitas vezes é difícil encontrar um tempo para relaxar e passar um tempo com o animalzinho. Porém, como já dito, os cães são como nós, precisam de cuidados para a sua saúde, mas também precisam se divertir. A maioria dos cachorros são brincalhões e adoram correr e curtir o seu dono. Por isso, tente tirar sempre um tempo do seu dia para brincar com ele. Eles sentem falta disso e quando você dá esta atenção ele fica bem mais feliz.

Gostou das dicas? Entendeu melhor como cuidar do seu cãozinho? O importante é respeitar as individualidades desse animalzinho, conhecê-lo bem, sempre estar atento e fornecer todo auxílio necessário para que o pet esteja sempre contente e cheio de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *