Saiba o por quê os gatos têm um paladar exigente

A relação entre gatos e comida costuma ser complexa, pois os felinos são mais seletivos do que os cães, por exemplo. Eles buscam sempre comer alimentos mais frescos, de paladar e odor agradáveis. Mas por quê isso acontece? Como funciona o paladar dos gatos? Será que eles sentem todos os gostos?

Distinguir os sabores é um processo que envolve o corpo por completo. No entanto, é na língua que todo esse processo começa, pois nela há as chamadas papilas gustativas. Mas, apesar da língua dos gatos serem úteis na hora da limpeza, ela não ajuda muito a decifrar os sabores. Enquanto os seres humanos possuem de 2.000 a 8.000 papilas gustativas, os felinos contam com apenas 400.

Porém, de acordo com estudos, os gatos possuem um olfato até 15 vezes melhor que o nosso. Por isso, eles não gostam de comida velha e não comem qualquer coisa. Além disso, a relação dos felinos com a água também é muito meticulosa. Dessa forma, muitas vezes eles optam por tomar água diretamente das torneiras ou até mesmo do chão.

Os bichanos são carnívoros, por isso, o gosto salgado é o mais atraente para o pet. Eles não sentem o doce, então sentir este gosto seria de pouca utilidade e sentir o amargo e o azedo auxiliam o pet a perceber quando um alimento pode ser venenoso ou estar estragado.

Sendo assim, é importante ter atenção na hora de comprar a ração para o seu gato, para que assim, além de escolher uma ração saudável e rica em nutrientes, você possa escolher uma ração agradável para o paladar do seu amiguinho.  Especialistas recomendam ter atenção nos seguintes itens:

1 – Escolha uma ração que se enquadre ao perfil do pet;

2 – Olhe a lista de ingredientes com cuidado;

3 – Dê preferência para produtos de origem animal;

4 – Evite os corantes.

No entanto, se mesmo com um produto bom, seu gato não quiser comer, é hora de consultar um veterinário, pois alguns problemas de saúde podem fazer com que o pet perca o apetite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *